Procon-Maricá visita agências de serviços públicos no Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor foi comemorado em Maricá, nesta quarta-feira (15/03), com ações de fiscalização realizadas pela Secretaria de Defesa do Consumidor, por meio do Procon-Maricá. Além das abordagens a quem passava pelas ruas do Centro da cidade, os fiscais também estiveram nas agências da Caixa Econômica Federal e da concessionária de energia elétrica Enel, onde foi entregue uma notificação.
O grupo levou o documento até a sede local da concessionária de energia elétrica, na esquina das ruas Abreu Rangel e Senador Macedo Soares. Nele, são relatadas as queixas enviadas pelos consumidores sobre os inúmeros problemas creditados à empresa. De acordo com o gerente de fiscalização do Procon-Maricá, Bruno Coutinho, a maioria das reclamações são do período de carnaval, quando um temporal atingiu Maricá e alguns bairros ainda não foram totalmente restabelecidos.
“Somente em função do que aconteceu naquele período, nós recebemos mais de 200 reclamações formais contra a Enel, o que se soma a todas as outras que já recebemos diariamente. O que viemos fazer foi entregar uma notificação para eles”, comparou Bruno, lembrando que a concessionária tem 30 dias para se posicionar diretamente ao Procon.
Pouco antes, os fiscais foram até a agência da Caixa Econômica, que fica na Avenida Roberto Silveira, próxima ao terminal rodoviário. O grupo ajudou a organizar as filas para gestantes, cobrou mais caixas à disposição e também atenderam o caso de um cliente com a conta hackeada.
“Seguimos com o intuito de informar ao consumidor que estamos atuando todos os dias na defesa de seus direitos. A partir deste mês, passamos também a contar com o apoio de um corpo jurídico maior, que vai nos auxiliar e gerir junto conosco a futura casa do Consumidor, que deverá ser aberta até o mês que vem”, adiantou a subsecretária de Defesa do Consumidor, Roberta Furtado.
Roda de conversa
O Dia Mundial do Consumidor é comemorado no dia 15 de março e foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1985. Para celebrar a data, a Prefeitura realiza, ao longo da semana, uma série de ações para conscientizar a população sobre os serviços disponibilizados pelos órgãos de defesa do consumidor. Somente em 2023, o órgão já registrou 587 atendimentos, que resultaram em 69 denúncias encaminhadas.
Fechando as ações da semana, o Procon-Maricá promove duas rodas de conversa nesta quinta (16) e sexta-feira (17/03), sempre a partir das 14 horas. Na primeira, o convidado é o secretário de Políticas Inclusivas de Maricá, Clauder Peres, que vai falar sobre os direitos das pessoas com deficiência. No ato final, o órgão conversa com os comerciantes da cidade sobre melhorias no atendimento.