Programa Farmacopeia Mari’ká ensina extração de óleos essenciais em Maricá

O município de Maricá na valorização da medicina natural e na diversificação econômica local com a primeira capacitação do programa Farmacopeia Mari’ká, realizada no sábado (29/03). A iniciativa ensinou técnicas de extração de óleos essenciais a partir de ervas e plantas medicinais e aromáticas, reunindo 38 participantes, entre pequenos produtores rurais e entusiastas da área.
Criado por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o programa tem como objetivo impulsionar a produção de insumos naturais para a indústria de fitoterápicos e cosméticos. Além de capacitar produtores, a proposta visa atrair novos empreendimentos industriais para o município.
“A capacitação abordou desde os conceitos fundamentais dos óleos essenciais até boas práticas de produção e viabilidade econômica do setor. Os participantes puderam entender os investimentos necessários e o potencial retorno ao cultivar essas plantas e comercializar os óleos extraídos”, explicou Marco André, professor do Instituto de Química da UFRRJ.
Para os agricultores locais, o cultivo de plantas medicinais e aromáticas representa uma alternativa economicamente mais vantajosa em comparação às culturas convencionais.
“Faço parte de um grupo de produtores comunitários de Cordeirinho, e essa capacitação agrega muito valor ao nosso trabalho. Estamos formalizando nossa associação e, como temos áreas pequenas, gerar mais renda a partir do mesmo espaço é uma oportunidade excelente”, destacou Vera Lúcia Escarton, permissionária da Horta Comunitária de Cordeirinho.
O curso “Destilação de óleos essenciais” terá mais duas turmas no primeiro semestre e outras três no segundo semestre de 2025. Informações sobre inscrições serão divulgadas no site codemar-sa.com.br e nas redes sociais da Codemar.