Projeto ‘Baldinho do Bem’ reúne voluntários e recolhe mais de 600 kg de resíduos em Maricá
A cidade de Maricá reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ao promover, na última sexta-feira (1º), mais uma edição do projeto ‘Baldinho do Bem’ na Praça Agroecológica de Araçatiba. Coordenada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, a iniciativa atraiu 161 voluntários que contribuíram para a coleta de 628,87 kg de resíduos orgânicos, incluindo cascas de legumes e frutas, borra de café, filtros de papel usados e cascas de ovo.
Ao término da coleta, os voluntários receberam alimentos frescos, como alface crespa, batata-doce, berinjela e brócolis, como forma de incentivo à participação no projeto.
Impacto do projeto ‘Baldinho do Bem’
Desde que foi lançado, em 2023, o projeto ‘Baldinho do Bem’ já produziu 17 toneladas de compostagem, contribuindo para a redução do volume de resíduos sólidos urbanos. O material coletado é transformado em adubo e utilizado na produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis das praças de Araçatiba e Guaratiba e em hortas comunitárias localizadas em áreas como Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Flamengo, além da Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado. Esses alimentos, livres de agrotóxicos, estão disponíveis para colheita gratuita por moradores e visitantes.
O projeto adota o uso de baldinhos em regime de comodato, ou seja, para participação exclusiva na iniciativa, com devolução em caso de desistência. Os interessados em se tornar voluntários devem preencher um formulário de inscrição e levar resíduos em recipientes reutilizáveis, como caixas de leite ou potes de sorvete limpos, que serão transformados em adubo.