sábado, outubro 5, 2024
CapaMaricáPolíticaÚltimas

Projeto Body Surf Salva forma 180 alunos em Maricá com foco em prevenção e salvamento aquático

Cerimônia aconteceu na praia de Cordeirinho e contou com participantes da 1ª, 2ª e 3ª edições . Fotos KAtito Carvalho/Secom

A  Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou no sábado (05/10) a formatura da 2ª edição do projeto Body Surf Salva de 2024. A cerimônia, que contou com a presença dos voluntários e alunos das turmas da 1ª e 3ª edições, aconteceu na Praia de Cordeirinho e marcou a conclusão de mais uma fase do projeto, com demonstrações das habilidades adquiridas pelos formandos. Cerca de 180 alunos participaram da formatura, mostrando os resultados do treinamento que começou em 8 de junho.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Proteção e Defesa Civil, Raquel Lima, o projeto tem como principal foco a prevenção e o salvamento aquático, capacitando jovens, especialmente de outros municípios, para reconhecer os perigos do mar e agir com segurança. “É muito importante capacitar esses jovens, que muitas vezes vêm para nosso município atraídos pelo mar, para que saibam respeitar o mar e prevenir situações de risco”, afirmou.

 

Prefeitura de Maricá forma 180 alunos no projeto Body Surf Salva, com foco em prevenção e salvamento aquático. Jovens aprendem técnicas para agir com segurança no mar.

Os alunos receberam treinamentos práticos de salvamento aquático, como primeiros socorros, técnicas de reboque em caso de afogamentos, trabalho em equipe e noções de aquacidade. Além disso, o projeto Body Surf Salva envolve a equipe da Defesa Civil, garantindo medidas de segurança aquática durante todas as atividades.

Para Thales Conceição, de 16 anos, o projeto foi uma oportunidade de superar seus medos e aprender a se comportar no mar. “Eu adorei participar. Aqui, consegui perder o medo de entrar no mar e aprender muito sobre ele”, contou o jovem de Itaipuaçu.

Caroline Nogueira, mãe de Miguel, de 15 anos, também elogiou a iniciativa. “Meu filho levanta todos os sábados animado para vir. Ele ama o mar e agora sabe respeitá-lo e entrar com segurança. É um projeto muito bacana”, disse. Miguel complementou: “Foi muito bom aprender com os guarda-vidas e todas as dicas que eles nos deram”.