Renda Básica passa a ser de 130 Mumbucas por pessoa
Os beneficiários do Programa Renda Básica de Cidadania (RBC), cujos depósitos foram feitos nesta quarta-feira (07/08), quinto dia útil do mês, já receberam o crédito com a modificação anunciada pela Prefeitura.
A partir de agora, cada integrante da família passa a receber 130 Mumbucas (antes eram em média 100 Mumbucas para toda a família). Com essa mudança, feita com a unificação dos programas contemplados pelo projeto, os benefícios que alcançavam 14 mil famílias, atenderão agora a quase 30 mil pessoas, de acordo com dados da Secretaria de Economia Solidária. O objetivo é chegar às 50 mil pessoas inscritas no CadÚnico do governo federal.
“Quem já recebia o benefício, a partir de hoje, começou a receber na modalidade RBC. No caso de os cartões nos quais o valor do crédito somado em Mumbucas não coincidir com a quantidade de membros da família, pedimos que a pessoa venha até a secretaria para atualizar e garantir o pagamento no próximo mês”, disse Diego Zeidan, secretário da pasta. Os beneficiários dos programas Renda Mínima Mumbuca, Renda Mínima Jovem Solidário e Renda Mínima Gestante foram absorvidos na RBC.
Novos cadastros
Ainda de acordo com o secretário, os interessados em ter o benefício devem aguardar a abertura de novos cadastros, cuja data ainda não está definida. Vale lembrar que para ter direito aos benefícios do Cartão Mumbuca é necessário comprovar renda familiar de até três salários mínimos e ser morador da cidade por mais de três anos, não sendo necessário possuir título de eleitor do município.
Para inclusão de CPF de moradores da residência e atualização de dados cadastrais, garantindo que todos da família recebam no próximo mês, o beneficiário – que precisa estar inscrito no CadÚnico – deve se dirigir à sede da Secretaria de Economia Solidária, na Rua Abreu Rangel, 138 – Eldorado, das 8h às 17h, e o saldo pode ser visualizado através do aplicativo E-dinheiro, disponível na plataforma do Google Play.
A RBC é considerada um direito básico do ser humano, como consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Pelo termo, toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços indispensáveis.