sábado, outubro 5, 2024
CapaTurismo

Salvador, terra do Axé e do acarajé

O Pelourinho é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1985

Cantada em prosa e verso e pano de fundo na literatura brasileira, Salvador também é um dos destinos preferidos de estrangeiros e brasileiros. A capital da Bahia tem um charme próprio e muito axé. Além das belas praias, a cidade encanta com seus pontos turísticos históricos. Há diversão para todos os gostos e para todos os bolsos.
Um dos principais pontos turísticos é Pelourinho, ou simplesmente Pelô. Situado no coração do centro histórico da cidade, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985. O local oferece inúmeras atrações artísticas e musicais, além de concentração de bares, restaurantes, boutiques, museus, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico. Agora, é um Pelourinho revivido e colorido, repleto de atividades culturais e eventos, especialmente à noite.

Amado pelos baianos e considerado patrimônio cultural do país, o acarajé é mais do que um prato típico. Está no DNA da Bahia. Fotos divulgação

Inaugurado em 1912, o Mercado Modelo surgiu pela necessidade de um centro de abastecimento na Cidade Baixa de Salvador. Atualmente, o local é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Diante da Baía de Todos os Santos, é vizinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico do Pelourinho. Em arquitetura do estilo neoclássico, a edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É um dos melhores locais para se comprar artigos típicos do folclore baiano, como rendas, artesanato e berimbaus. Possui mais de 260 lojas, abriga restaurantes de comidas típicas e, com frequência, é possível ver jogos de capoeira no local.


Quando o assunto é praia, Salvador tem as mais belas do país. Uma das mais famosas é Itapuã, retratada na canção de Vinícius de Moraes. Passar uma tarde em Itapuã é uma boa pedida para conhecer suas piscinas naturais formadas pela presença de arrecifes na orla, deixando o local ideal para banhos em águas calmas e cristalinas. Sua ótima infraestrutura também atrai os turistas, com muitos quiosques e bares, inclusive com um dos acarajés mais famosos de Salvador. O local também abriga o Farol de Itapuã, onde jangadas e barquinhos completam a bela paisagem.

A praia de Itapuã cantada pelo poeta Vinícius de Morais pode não ser a mais bela da orla soteropolitana, mas tem charme e boa gastronomia

É em Itapuã também que fica a Lagoa do Abaeté. Situada na área de proteção ambiental do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, a Lagoa possui inúmeros encantos e mistérios envolvendo sua águas. Antes chamada de Lagoa de Itapuã, sempre foi uma área sagrada para os adeptos do candomblé. Muito visitada por turistas, a areia branca das dunas e a água escura têm a fama de ‘engolir’ pessoas, o que fez com que a lagoa se tornasse temida, não apenas pelos visitantes, mas também por moradores locais. Mas o mistério só ajudou a aumentar o turismo no local.