São Pedro da Aldeia celebra 101 anos da Casa da Flor com festival de cultura e arte
A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia promoverá, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, a segunda edição do Festival Casa da Flor, em homenagem aos 101 anos desse importante patrimônio cultural. O evento gratuito será realizado na Praça Agenor Santos, no Centro, das 8h às 19h, com uma programação diversificada que inclui apresentações de teatro, dança, música, literatura e uma feira de artesanato local.
Entre as atrações, destacam-se apresentações da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes, do Ballet Municipal, da Companhia de Teatro Municipal e da Orquestra Sons da Aldeia. Haverá ainda um café literário com autores da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA) e uma palestra sobre a história da Casa da Flor, ministrada pelo arquiteto Ivo Barreto, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Um dos pontos altos do evento será a encenação do espetáculo “A Casa feita de cacos”, pela Companhia de Teatro Municipal, que retrata a trajetória de Gabriel Joaquim dos Santos, criador da Casa da Flor. Essa obra, construída com materiais reciclados, é um símbolo de resistência cultural e está tombada como patrimônio cultural fluminense e brasileiro.
Além das atividades culturais, o evento contará com a premiação do Edital “100 Anos Casa da Flor”, da Lei Paulo Gustavo. O edital destinou R$ 255 mil para premiar artistas de diferentes áreas, como teatro, circo, dança, música, literatura e artesanato, valorizando o desenvolvimento artístico e cultural da cidade.