Sapucaí recebe três dias de desfiles do Grupo Especial pela primeira vez na história

Neste domingo (2), a Marquês de Sapucaí recebe o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do carnaval carioca. Pela primeira vez na história do Sambódromo, as apresentações das 12 escolas de elite serão divididas em três noites (domingo, segunda e terça-feira), substituindo o tradicional formato de dois dias.
Unidos de Padre Miguel retorna ao Grupo Especial após 53 anos
A abertura fica por conta da Unidos de Padre Miguel, que volta à elite do carnaval após 53 anos. A escola da zona oeste do Rio entra na Avenida às 22h com o enredo Egbé Iyá Nassô, uma homenagem a Iyá Nassô, fundadora do Candomblé da Barroquinha, na Bahia. O terreiro, que deu origem à Casa Branca do Engenho Velho, é considerado o mais antigo templo de matriz africana do Brasil.
Imperatriz busca bicampeonato com enredo sobre Oxalá
A segunda escola da noite será a Imperatriz Leopoldinense, campeã do carnaval de 2023. Com nove títulos no Grupo Especial, a verde, branco e dourado de Ramos apresenta o enredo Ómi Tútu ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón, que aborda a mitológica viagem de Oxalá ao reino de Xangô e os desafios enfrentados pelo orixá.
Viradouro homenageia Malunguinho
Na madrugada de segunda-feira (3), a Unidos do Viradouro, de Niterói, tenta conquistar seu quarto título com o enredo Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos. A escola vermelha e branca retrata a história de João Batista, líder quilombola do Catucá, em Pernambuco, morto em 1835 e reverenciado na Jurema como Mestre, Caboclo e Exu.
Mangueira encerra a primeira noite exaltando a cultura bantu
Encerrando os desfiles de domingo, a Estação Primeira de Mangueira leva para a Sapucaí o enredo À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões. A verde e rosa do morro da Mangueira, dona de 20 títulos, exalta a influência da cultura bantu no Rio de Janeiro, destacando sua persistência apesar das adversidades históricas.
Os desfiles continuam na segunda-feira (Unidos da Tijuca, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro e Unidos de Vila Isabel) e terminam na terça-feira (Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio e Portela).