Saquarema inicia vacinação contra a Covid em grupo com comorbidades
A Prefeitura de Saquarema iniciará, nessa quarta-feira, 05/05, a vacinação contra a Covid 19 no grupo de pessoas com comorbidades, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) através do Plano Nacional de Vacinação Covid 19. Pessoas com 59 anos serão as primeiras do grupo a serem vacinadas. O atendimento a esse público foi viabilizado pelo recebimento de 1925 doses enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde, no último dia 02.
A vacinação está sendo realizada Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no bairro Porto da Roça, e na Praça do Bem-Estar, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Por determinação do PNI, será necessária a apresentação, pelas pessoas portadoras de comorbidades, de documento de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência, além de algum documento que demonstre a inclusão no grupo prioritário, como receitas médicas, prescrições, exames, declarações e relatórios expedidos por médicos. Vale ressaltar que o documento ficará retido com a equipe de vacinação.
Gestantes com mais de 18 anos também serão vacinadas neste momento, desde que apresentem alguma das comorbidades listadas pelo PNI. Pessoas com deficiência permanente, maiores de 18 anos, também serão imunizadas neste grupo.
Confira quais são as comorbidades consideradas prioritárias nesta etapa
O Plano Nacional de Imunizações considerou como comorbidades prioritárias as seguintes enfermidades: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; síndrome de Down; e cirrose hepática.
As aplicações de segundas doses de vacinas contra a Covid seguem a partir das 13 horas, sempre no mesmo posto onde a primeira dose foi aplicada.