Secretaria de Saúde de Maricá promove ações no Outubro Rosa
No calendário da saúde, outubro é o mês em que há uma intensificação dos cuidados em Saúde da Mulher, principalmente em relação à prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. Para marcar a data a Secretaria de Saúde do município realiza uma série de atividades que inclui ações em algumas Unidades de Saúde da Família (USF) e uma live com três palestras, no dia 21 de outubro, organizada pela Atenção Primária à Saúde, coordenada por Angélica Duarte, com apoio do gestor da Saúde da Mulher José Mário Faria.
Os temas serão: Planejamento Reprodutivo, com a assistente social e doutora em Política Social (UFF), Andréa Ledig; Homeopatia Clínica, com a médica, pós-graduada em Ginecologia (UFF), Homeopatia (Abrah) e Acupuntura (UFF); e os principais sintomas do Climatério e seus tratamentos Maria Filomena Xavier Mendes, médica homeopata, vice-presidente da Abrah e professora convidada das disciplinas optativas de homeopatia da UFF, além de mestre em Neurologia (UFRJ) e doutoranda em Saúde Coletiva (IMS/UERJ).
Cada uma terá 20 minutos de fala, serão 5 min de apresentação e 20 min de perguntas e respostas e 5 min de encerramento – totalizando 1h30. Em breve, o link do Zoom será disponibilizado para todos os cadastrados na Estratégia de Saúde da Família, e é aberta a toda população.
Algumas Unidades de Saúde da Família (USF) farão eventos presenciais, com atendimentos e orientações, principalmente a conscientização sobre a importância do autocuidado, além de reforçar que as mulheres estejam sempre atentas a qualquer sinal suspeito e busquem atendimento em saúde para que, quanto mais cedo o diagnóstico de uma doença, maiores as chances de um tratamento bem sucedido.
As programações são abertas a toda a população, com limite de pessoas para evitar aglomeração, o uso de máscara e o distanciamento social são imprescindíveis , e contam com a participação de profissionais de saúde das equipes de Saúde da Família, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da residência multiprofissional em Saúde da Família. São.
No Hospital Municipal Conde Modesto Leal, a UPA de Inoã, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e o Posto de Saúde 24h Santa Rita, em Itaipuaçu, promover uma exposição de fotos com histórias de superação de mulheres, moradoras de Maricá, que venceram o câncer de mama. A ação busca motivar e fortalecer mulheres que estão passando pelo processo de descoberta e tratamento do câncer, além de ressaltar a importância para os cuidados com a saúde da mulher. Ao longo do mês, as unidades também promoverão rodas de conversas com as colaboradoras sobre prevenção do câncer de mama.
Serviço: Programação nas UBS:
USF BARRA
Data: 09/10/2020
Tema a ser abordado: Outubro Rosa da ESF BARRA
Público alvo: Mulheres e população em geral
Descrição: durante o dia serão oferecidas orientações em forma de rodas de conversa. Será intensificada a coleta de exame preventivo e testes rápidos durante todo o mês.
ESF BAMBUI
Data: 21/10/2020
Tema: Saúde da Mulher: um toque para salvar vidas
Público alvo: Mulheres e comunidade em geral
Descrição: Roda de conversa a fim de conscientizar as mulheres e a população sobre prevenção, diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero. Haverá entrega de informativos (folder) e realizadas orientações quanto o autoexame e a coleta do exame citopatológico do colo do útero.
ESF CENTRAL
Data: 23/10/2020
Tema: Auto – Estima Feminina e Prevenção do Câncer de Mama/Colo uterino
Público Alvo: Mulheres em idade fértil
Descrição: Intensificação na coleta de preventivo e atividades com momento de palestra (depoimento de uma profissional que venceu o câncer de mama); oferta de serviços de autocuidado (sobrancelha e tranças nos cabelos). Durante o mês de outubro semanalmente haverá um dia de intensificação na coleta de preventivo ofertada nas 3 equipes de saúde.
PSF UBATIBA
Data: 23/10/2020
Tema a ser abordado: Outubro Rosa
Público alvo: Mulheres do território e população em geral
Descrição: Roda de conversa sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama; conscientizar a população sobre a importância da realização de exames de rotina em saúde da mulher. Será servido lanche saudável.
USF PONTA NEGRA
Data : 25/9/2020
Tema: Saúde da Mulher
Público alvo: mulheres do território e população em geral
Descrição: intensificação na busca ativa de mulheres elegíveis para coleta de preventivo e solicitação de mamografia – agenda aberta, porém organizada durante todo o mês de outubro, com gestão de lista Realização de Sala de Espera realizada pelas equipes com temas relacionados a saúde da mulher.
USF CHÁCARA DE INOA
Data: 29/10/2020
Tema: Outubro Rosa – Prevenir-se é um ato de amor
Público alvo: Mulheres do território e toda a população interessada
Descrição: sala de espera com orientações sobre a saúde da mulher, coleta de exame colpocitológico, roda de conversa para diminuir mitos e fortalecer verdades; espaço de autocuidado e olhar para si (espaço de autocuidado com manicure, pedicure, cabeleira, maquiadora e atividade física)
USF SANTA PAULA
Data: 31/10/2020 (sábado)
Tema: Saúde da Mulher: cuidados ampliados
Público alvo: mulheres de 24 anos a 64 anos e suas famílias
Descrição da atividade: realização de coleta de preventivos, testagem rápida p/ sífilis, vacinação de adultos, atualização de DM e HAS, realização de atividade física, orientações alimentares, atualização cadastral do Bolsa Família, atualização da carteira do idoso, estamos tentando doações para realizar café da manhã e serviços de cabeleireiro e maquiagem.
USF SÃO JOSÉ 1
Data: durante todo o mês de outubro
Tema: Intensificação dos exames colpocitológico, que detecta alterações nas células do colo do útero
Público alvo: Mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos
Descrição: as equipes da unidade estarão intensificando a realização deste exame por demanda livre além dos agendamentos. Haverá divulgação no território para convite das mulheres e intensificação da busca ativa. Haverá palestras em sala de espera nos temas relacionamos a mulher: importância da realização de preventivo e mamografia, violência contra a mulher, empoderamento feminino, dentre outros.