quinta-feira, julho 4, 2024
CapaHomeMaricá

Sistema de Abastecimento de Água chega em Ponta Negra

Fotos Marcos Fabrício/Secom

Moradores de Ponta Negra, Bananal e Cordeirinho  na manhã desta quarta-feira (01/07) a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água de Ponta Negra. Durante a cerimônia de entrega, promovida pela Prefeitura de Maricá e pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), realizada ao lado da Praça Nossa Senhora das Graças, também foram divulgados projetos da Empresa Municipal de Saneamento (Sanemar) para a ampliação do fornecimento de água, além de uma rede de tratamento e coleta de esgoto no município.

O prefeito  Fabiano Horta lembrou que a entrada em funcionamento da  Estação de Tratamento é o cumprimento de uma dívida histórica. “Estamos concluindo um ciclo de trabalho realizado com a Cedae e que traz para Maricá uma capacidade ainda maior de desenvolvimento econômico, social e turístico, pois aonde a água chega, carrega consigo a transformação na vida das pessoas. Ponta Negra e região recebem hoje o cumprimento de uma dívida histórica do poder público que é o fornecimento de água e que chega em um momento muito delicado, uma pandemia na qual percebemos o quanto é fundamental temos acessos aos nossos bens essenciais para nossa proteção e preservação da vida”, disse o prefeito.

Fabiano Horta lembrou que  Maricá cresce 10% em demografia ao ano e, diante disso, a Prefeitura, através da Sanemar, tem trabalhando muito para realizar a estruturação necessária de toda rede de abastecimento d’água da cidade.

“Um dos nossos grandes projetos e, que já está em andamento, consiste na captação de água do Rio Tanguá no qual irá beneficiar toda a região Central e a região de São José de Imbassai”, anunciou o prefeito. “Todo processo estruturante é bastante complexo e cheio de variáveis e estudos, pois se trata de trazer água de um local muito distante, já que infelizmente, Maricá não possui autonomia hídrica”, explicou.

Para Edes Fernandes de Oliveira, presidente da Sanemar, Maricá é uma cidade valente porque cresceu muito mesmo sem ter no seu território uma fonte de água capaz de sustentar o seu abastecimento.

“Ter um sistema de abastecimento de água local como este que está sendo entregue hoje é um grande passo para uma cidade que possui poucos recursos hídricos em seu território e que sofre muito com a escassez de água. Esse avanço não está acontecendo somente aqui em Ponta Negra. A parceria inédita entre o município e a Cedae, da qual a Prefeitura vai investir para trazer água do Rio Tanguá para Maricá permitirá a realização de um sistema de abastecimento capaz de atender a cerca de 40 mil pessoas em 10 bairros só na primeira fase e, mais 17 mil pessoas em outros quatro bairros na segunda fase. Vale destacar que o projeto executivo já está pronto”, destacou.

Edes adiantou ainda que a Sanemar já está desenvolvendo projetos de tratamento de esgoto para toda região atendida pela Cedae. “Muito em breve aqui em Ponta Negra vai ter rede e coleta de esgoto com o devido tratamento e posteriormente nosso objetivo é que a cobertura de esgoto do município avance gradativamente até conseguirmos a universalização do esgotamento sanitário”, frisou.