quinta-feira, novembro 21, 2024
CapaTurismo

Todo charme de Jericoacoara

As redes no meio da água são, praticamente, marca registrada da paisagem de Jeri 

Eleita pelo Washington Post como uma das dez mais bonitas do planeta, a Praia de Jericoacoara foi descoberta mesmo pelo turismo em 1994. Antes, era praticamente habitada apenas por pescadores. Localizada no Ceará, a 300 km de Fortaleza, no município de Jijoca de Jericoacoara, a praia também já foi cenário de novela (Meu Bem Querer, 1998) sendo ainda um paraíso para os surfistas. Hoje, o lugar é um dos principais cartões-postais do país, deixando o município na categoria A no Mapa do Turismo, devido ao aumento do fluxo de turistas e ai número de meios de hospedagem e de empregos gerados pelo setor.


Inaugurado em junho de 2017, o Aeroporto Regional de Jericoacora deu início a uma nova fase para o turismo no Estado e na região do Litoral Oeste. Com capacidade inicial para receber até 600 mil passageiros por ano, o aeroporto já recebe 10 voos comerciais. O Ceará conta com 74 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, classificados em A (Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara), B (6), C (20), D (43) e E (3).
Apesar de todas as mudanças impostas pelo crescimento, a marca registrada de Jericoacoara continua sendo a majestosa Duna do Pôr-do-Sol, um pequeno Monte Fuji de areia no canto esquerdo da enseada. O vento também é o mesmo de sempre, e de agosto a dezembro atrai windsurfistas e kitesurfistas de todas as partes do mundo. E foi com a chegada dos surfistas a vela que o local ganhou pousadas charmosas e restaurantes cosmopolitas. O conforto leva ao lugarejo cada vez mais visitantes.
A melhor época para ir a Jericoacoara é de julho a dezembro porque praticamente não chove. A alta temporada começa em julho, com as férias brasileiras (e o início do verão cearense) e atravessa todo o segundo semestre, graças aos ventos constantes, que atraem os kitesurfistas e windsurfistas de todo o mundo.

Pedra Furada com a maré passando pelo seu interior é uma das atrações do local

Historicamente, os meses mais chuvosos são março e abril, quando a precipitação costuma atingir 300mm. Maio também pode ser chuvoso, mas um pouco menos: a precipitação média é de 200mm.