Todo charme de Jericoacoara
Eleita pelo Washington Post como uma das dez mais bonitas do planeta, a Praia de Jericoacoara foi descoberta mesmo pelo turismo em 1994. Antes, era praticamente habitada apenas por pescadores. Localizada no Ceará, a 300 km de Fortaleza, no município de Jijoca de Jericoacoara, a praia também já foi cenário de novela (Meu Bem Querer, 1998) sendo ainda um paraíso para os surfistas. Hoje, o lugar é um dos principais cartões-postais do país, deixando o município na categoria A no Mapa do Turismo, devido ao aumento do fluxo de turistas e ai número de meios de hospedagem e de empregos gerados pelo setor.
Inaugurado em junho de 2017, o Aeroporto Regional de Jericoacora deu início a uma nova fase para o turismo no Estado e na região do Litoral Oeste. Com capacidade inicial para receber até 600 mil passageiros por ano, o aeroporto já recebe 10 voos comerciais. O Ceará conta com 74 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, classificados em A (Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara), B (6), C (20), D (43) e E (3).
Apesar de todas as mudanças impostas pelo crescimento, a marca registrada de Jericoacoara continua sendo a majestosa Duna do Pôr-do-Sol, um pequeno Monte Fuji de areia no canto esquerdo da enseada. O vento também é o mesmo de sempre, e de agosto a dezembro atrai windsurfistas e kitesurfistas de todas as partes do mundo. E foi com a chegada dos surfistas a vela que o local ganhou pousadas charmosas e restaurantes cosmopolitas. O conforto leva ao lugarejo cada vez mais visitantes.
A melhor época para ir a Jericoacoara é de julho a dezembro porque praticamente não chove. A alta temporada começa em julho, com as férias brasileiras (e o início do verão cearense) e atravessa todo o segundo semestre, graças aos ventos constantes, que atraem os kitesurfistas e windsurfistas de todo o mundo.
Historicamente, os meses mais chuvosos são março e abril, quando a precipitação costuma atingir 300mm. Maio também pode ser chuvoso, mas um pouco menos: a precipitação média é de 200mm.