domingo, julho 7, 2024
EsportesMaricá

Tóquio: Marcus D’almeida e Anne Marcelle se classificam no tiro com arco

Próxima prova será na quinta (29) contra britânico Houston (25º). Foto Jonne Roriz COB

Mesmo exposto ao vento e ao forte calor, o arqueiro brasileiro Marcus D’almeida conquistou na madrugada desta sexta-feira (23) classificação para a fase de combate na Olimpíada de Tóquio (Japão). O atleta ficou na 40ª posição ao somar 651 pontos. A disputa ocorrreu no Campo de Tiro com Arco de Yumenoshima, na capital Tóquio. Com este resultado, Marcus enfrentará o britânico Patrick Houston (25º) na próxima quinta-feira (29), às 4h (horário de Brasília).

Apesar de seguirem em frente individualmente, os brasileiros não avançaram para a disputa de equipes mistas. A soma das pontuações individuais, com 1287 pontos, não foi o suficiente para a classificação. A última equipe que avançou foi Bangladesh, na 16ª posição, atingindo 1277 pontos. Já Marcus e Ane terminaram na 20ª colocação. Ao site do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marcus D’almeida analisou o desempenho desta sexta (23).

“É descansar e trabalhar. A Ane não foi tudo que a gente estava esperando, e eu também não. Hoje nenhuma flecha minha tocou na linha, não pegava. Eu não tive muitos tiros longe, nenhum que eu errei completamente. Então, acredito muito em fator vento, mas lógico que também tem eu porque todo mundo estava com vento”, disse o atleta..

 

Agora, arqueira enfrenta atleta mexicana em fase eliminatória. Foto Miriam Joske/COB

A arqueira brasileira Ane Marcelle começou a sua participação na Olimpíada de Tóquio (Japão) alcançando a 33ª posição na etapa do ranqueamento do tiro com arco. Para isto, a carioca de 27 anos alcançou 636 pontos na disputa realizada na noite desta quinta-feira (22) no Campo de Tiro com Arco de Yumenoshima.

Após este resultado, na próxima fase, que é eliminatória, Ane Marcelle enfrenta a mexicana Ana Vazquez, que finalizou a etapa classificatória na 32ª posição com um ponto a mais do que a brasileira. A disputa acontece na próxima quinta-feira (27), a partir das 5h57 (horário de Brasília).

 

Quebra de recorde

A etapa do ranqueamento, que define os cruzamentos das fases eliminatórias da modalidade sem eliminar da disputa nenhuma atleta, teve um alto nível técnico. As quatro primeiras colocadas bateram o recorde olímpico, que era de 1996. A líder dessa fase foi a sul-coreana San An, com 680 pontos, que foi seguida por duas conterrâneas, Jang M, com 677 pontos, e Kang Chae, com 675. A quarta colocada foi a italiana Alejandra Valencia, com 674 pontos. O recorde anterior era da ucraniana Lherasymenko Herasymenko, com 673 pontos.