União de Maricá se prepara para brilhar na Sapucaí e buscar acesso ao Grupo Especial

A União de Maricá está na reta final dos preparativos para o desfile de 2025, com o objetivo de conquistar uma vaga na elite do Carnaval carioca em 2026. Com apoio da Prefeitura de Maricá, a escola promete um desfile luxuoso e repleto de emoção na Marquês de Sapucaí, no dia 28 de fevereiro.
Cerca de 200 profissionais trabalham intensamente em seis ateliês no Rio de Janeiro para confeccionar as fantasias que serão usadas pelos 1.600 componentes da agremiação. O ateliê principal, localizado no bairro Santo Cristo, na zona portuária do Rio, é responsável pela produção de calças, camisas, chapéus, sapatos e adereços. Outros cinco polos de produção, espalhados pelo Centro, Vila Isabel e Penha, auxiliam na confecção e acabamento das peças.
Segundo o diretor de ateliê, Júlio Cerqueira, 90% das fantasias já estão prontas. “Cada fantasia é revisada, ajustada se necessário, e depois embalada e enviada para Maricá, onde fica armazenada em um galpão até o desfile. Todo o material é identificado com o nome da ala, descrição da fantasia e numeração dos sapatos”, explica.
A costureira Marlene Alves, de 64 anos, que trabalha na União de Maricá há cinco anos, compartilhou sua emoção ao ver o resultado de seu trabalho na avenida. “Desde os tempos da Intendente Magalhães até a Sapucaí, é emocionante ver as fantasias que fiz brilhando no desfile. No ano passado, chorei de alegria ao ver tudo pronto”, conta a moradora de Manguinhos.
A entrega das fantasias aos componentes será agendada após o ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, marcado para domingo (09/02), às 20h.
Enredo exalta a umbanda carnavalesca
Com o enredo “O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7”, a União de Maricá pretende conquistar o título e subir para o Grupo Especial. A homenagem é dedicada à mãe de santo Cacilda de Assis e ao exu festeiro Seu 7 da Lira, figura emblemática da umbanda carioca na década de 1970.
O samba-enredo, repleto de referências à cultura afro-brasileira, promete emocionar o público e os jurados. O carnavalesco Leandro Vieira, bicampeão do Grupo Especial com a Mangueira (2016 e 2019) e a Imperatriz (2023), é o responsável pelo desenvolvimento do desfile.
A União de Maricá será a sexta escola a se apresentar no dia 28 de fevereiro. A preparação vem ocorrendo desde o final do ano passado, com ensaios semanais no Centro de Maricá. A bateria Maricadência, os casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas e três grandes nomes do samba – Matheus Gaúcho, Nino do Milênio e Bico Doce – estão afinados para brilhar na avenida.