quinta-feira, novembro 21, 2024
Região dos Lagos

Usuários do CAPS participam de festa em São Pedro da Aldeia

Foto Ascom

A tarde da última terça-feira (14) foi especial para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Pedro da Aldeia. O Programa Municipal de Saúde Mental promoveu uma festa junina na sede da unidade, reunindo usuários, familiares e toda a equipe, além dos cuidadores da Residência Terapêutica da cidade. Primeiro dispositivo da Baixada Litorânea, o CAPS aldeense visa acolher pacientes com transtornos mentais graves e persistentes de forma intensiva ou em situações de crise psiquiátrica.

De acordo com a diretora do Programa Municipal de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, o CAPS conta com cerca de 386 pessoas cadastradas como usuários do dispositivo. “Esse é um momento de confraternização, de estar com eles e nos reunirmos para comemorar esse momento de festa junina. Nós tentamos sempre manter esses momentos de ressocialização, onde podemos estar com os pacientes que precisam, cada vez mais, que o Centro de Atenção os reintegrem a tudo o que todos fazem. Nossos usuários frequentam a unidade de acordo com o projeto terapêutico singular e, em função da gravidade, eles se mantêm, seguindo a duração do tratamento, à disposição de tudo o que o CAPS pode oferecer para e junto deles”, afirmou.

Para a celebração, os profissionais da unidade prepararam uma festa com comidas típicas, bolo, decoração, música e muita alegria. Cerca de 30 pessoas participaram do festejo que contou ainda com muitas brincadeiras, como a dança da cadeira, e a tradicional quadrilha, com direito a cerimônia de casamento improvisada.

Terapeuta ocupacional do dispositivo, Márcia Regina da Silva falou sobre a importância da ação. “É muito importante que eles interajam entre si, essa é a parte de socialização aqui na convivência. Cada um conversa, fala sobre seu dia a dia, trocam ideias, compartilham o que vivenciam e ajudam uns aos outros. Nós temos também atividades diversificadas, como o artesanato, que eles gostam de fazer”, disse.

O Centro de Atenção Psicossocial de São Pedro da Aldeia está localizado ao lado do Pronto-Socorro Municipal, na Rua Waldir Lobo, s/nº, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O dispositivo funciona de forma Intersetorial, trabalhando em rede com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o Ministério Público e diferentes dispositivos da própria Secretaria de Saúde, dentre outras instituições.

Uma das moradoras da Residência Terapêutica aldeense, Adriana Porto, de 41 anos, também curtiu a festa. “Gostei muito de participar da quadrilha e das brincadeiras. Sempre que tem algo no CAPS eu participo, a gente faz pulseiras, pinta a unha e um monte de coisas. Gosto bastante da equipe daqui e também dos que cuidam de mim na Residência”, comentou.