Vale Tudo ganha nova versão e agita o mundo da dramaturgia

Exibida originalmente em 1988, ‘Vale Tudo’ ganhou um remake pela TV Globo em 2025. Escrita na década de 1980 por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, a nova versão está sendo adaptada pela autora Manuela Dias, com direção artística de Paulo Silvestrini.
A corrupção, os jogos de interesse e a falta de ética são o pano de fundo da novela que acompanha Raquel Accioli, uma mulher batalhadora que foi abandonada pelo marido com quem foi casada por dez anos. Ela se muda com a filha Maria de Fátima para a casa de seu pai, Salvador, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
De personalidades opostas, enquanto Raquel busca se manter de forma honesta, preservando a humildade com a qual foi criada, Fátima é inescrupulosa, tem horror à pobreza e é capaz de tudo para enriquecer.
“A questão da honestidade é o assunto principal de ‘Vale Tudo’. É possível ser bem-sucedido sendo honesto? Esse é um tema que permeia toda a novela e que segue atual. E ser honesto é algo atemporal, porque a ética não muda. É uma questão que continua totalmente pertinente e que precisa ser debatida”, declarou Manuela Dias, no material divulgado para a imprensa.
A nova versão de ‘Vale Tudo’ é estrelada por Taís Araújo (Raquel) e Bella Campos (Maria de Fátima). Apesar de trazer a essência do original, o remake promete trazer alterações — de tecnológicas até morais e comportamentais — a fim de refletir os novos tempos e as transformações sociais que ocorreram nas últimas décadas.
Contexto social
Com um salto de 37 anos, o remake deverá refletir um contexto mais atual, trazendo à tona questões contemporâneas que afligem a sociedade durante a trama. Redes sociais, que não existiam na década de 1980, e novos paradigmas econômicos devem ser destaque.
“Nosso desejo é que, por meio dos personagens e situações criadas, possamos promover um ambiente de discussão de questões relevantes para a sociedade brasileira de hoje. Sobre muitas dessas questões, nosso entendimento mudou, às vezes, para melhor, às vezes para pior, muitas coisas foram renomeadas e ressignificadas. Queremos estimular o diálogo”, ressaltou Manuela Dias.
Lançamento no Copacabana Palace
O lançamento da novela foi a altura da obra e aconteceu no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O hotel também serviu de cenário para a chegada de Maria de Fátima (Bella Campos) na cidade carioca.
A noite foi repleta de experiências imersivas, intervenções e referências à novela em todos os espaços, pensados para traduzir o mundo de luxo da família Roitman e o despojamento do universo dos influencers da agência Tomorrow da trama.
Em um dos salões principais do hotel, a equipe de cenografia reproduziu o ambiente da mansão dos Roitman, com uma atmosfera elegante e aconchegante. O espaço foi decorado com detalhes especiais, como produção de arte com fotos do elenco em porta retratos. O evento ainda teve dois estilos de bar, com drinks nomeados com bordões da novela.
A exibição do trailer com as primeiras cenas da obra emocionou a autora Manuela Dias. “É uma honra escrever a novela que marca os 60 anos da TV Globo. ‘Vale Tudo’ se mantém muito atual porque fala de ética”, destacou. Paulo Silvestrini, diretor artístico, falou sobre o propósito maior por trás de todo o trabalho da equipe: “É um privilégio recontar essa história tão cara para a dramaturgia nacional, é uma forma de celebrar a relação do povo brasileiro com as novelas”.
Taís Araújo, que interpreta a protagonista Raquel, acredita que a obra atual faz novamente uma crítica à sociedade. “Estamos tendo a oportunidade de fazer uma análise crítica sobre quem é o Brasil de hoje. Todas as ideias que a gente tinha mudaram. Eu acho que o Brasil é muito mais maduro do que era em 88”, afirmou.
Bella Campos, que vive a antagonista Maria de Fátima, também falou sobre a sua expectativa. “É uma honra fazer parte dessa novela. Estamos trabalhando com muita dedicação, honestidade e amor para entregar o melhor resultado”, contou a atriz.
Debora Bloch foi escalada para interpretar a icônica Odete Roitman. Ela afirmou que está se divertindo com as especulações sobre a nova versão da obra. “Acho interessante e engraçado a especulação das pessoas sobre a novela, os comentários sobre como vai ser e como não vai ser. Mostra que as pessoas estão envolvidas, engajadas. A TV Globo faz uma novela atrás da outra há anos, e as pessoas seguem interessadas. ‘Vale Tudo’ virou esse clássico, e clássicos sobrevivem à passagem do tempo”, analisou.