quinta-feira, novembro 21, 2024
CapaMaricáPolíticaÚltimas

Quaquá nomeará vereadores para secretariado e amplia bancada feminina

 

Washington Quaquá anuncia nomeação de vereadores para o secretariado e destaca aumento da presença feminina na Câmara de Maricá a partir de 2025. Foto Sheila Guimarães

O prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, confirmou a nomeação de grande parte dos vereadores eleitos para integrarem seu secretariado a partir de janeiro de 2025. A decisão marca uma transformação significativa no cenário político da cidade e altera a composição da Câmara Municipal já no início de seu novo mandato. Entre os principais objetivos dessa medida, Quaquá destaca o aumento da representatividade feminina no Legislativo local.

O anúncio oficial ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 11, em uma coletiva de imprensa marcada para o Centro de Artes e Esportes (CÉU), localizado no bairro de Itapeba, em Maricá. A coletiva promete trazer mais detalhes sobre as nomeações e a composição do novo governo.

Cinco dos sete vereadores eleitos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) assumirão secretarias municipais. Os indicados são: André Casquinha, que ficará à frente da Secretaria de Transportes e Postura; Helter Ferreira, que comandará a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Filipe Bittencourt, que ocupará a pasta de Esportes; Jorge Castor, que será o responsável pelas Relações Internacionais; e Robgol, que assumirá a Secretaria de Bem-Estar Animal. Com essas nomeações, quatro suplentes do PT, entre eles Igor Corrêa, Andrea Cunha, Kelly Bernardos e Chris Correa, ocuparão vagas na Câmara Municipal, resultando em um aumento significativo da presença feminina no Legislativo local.

A entrada das novas vereadoras, Rita Rocha (PT) e Adriana Costa (PDT), junto com as suplentes, garantirá que a bancada petista seja composta por uma maioria feminina, com quatro de suas sete cadeiras ocupadas por mulheres. Quaquá destacou que, na legislatura passada, nenhuma mulher havia sido eleita, e Andrea Cunha foi a única a assumir uma cadeira como suplente.

Com o fortalecimento da representatividade feminina, a nova composição da Câmara de Maricá promete trazer maior diversidade e reforçar a participação das mulheres nos espaços de decisão política da cidade.