Maricá inicia ciclo de encontros literários com foco na diversidade e formação de professores

A Prefeitura de Maricá deu início, nesta quarta-feira (16), ao “Prosas Pedagógicas”, uma série de encontros mensais que antecedem a 10ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), prevista para setembro. O primeiro encontro ocorreu em Araçatiba e reuniu professores da rede municipal, estudantes universitários de pedagogia e alunos do coral Talentos da Gamboa.
O convidado da abertura foi o escritor e professor Daniel Munduruku, conhecido por sua atuação na valorização das culturas indígenas. Durante o encontro, ele abordou o modo de vida dos povos originários e destacou a importância de incluir essa perspectiva nas práticas pedagógicas, como forma de combater o preconceito e o racismo.
“É necessário apresentar o pensamento indígena como um modo de vida, e não como inferioridade. Só assim podemos criar respeito pelas diferenças desde a infância”, afirmou o autor, que tem mais de 50 livros publicados, incluindo títulos como Meu avô Apolinário e Histórias de índio.
A atividade foi mediada por Martinha Mendonça, da etnia Guajajara, diretora da escola indígena da aldeia Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí. Para ela, o evento contribui para aproximar os professores da diversidade cultural do país. “É preciso entender que não são histórias inventadas. A farmácia, por exemplo, começou com os povos originários e seus saberes tradicionais”, destacou.
A série “Prosas Pedagógicas” é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de estimular reflexões entre educadores sobre temas sociais, históricos e culturais. Segundo o secretário Rodrigo Moura, a proposta vai além de palestras e busca promover trocas de experiências e ideias que possam impactar o ambiente escolar.
Também estiveram presentes o vereador Hadesh e o presidente da União Maricaense dos Estudantes (Umes), Vitor Nunes.
Próximo encontro será com Djamila Ribeiro
A segunda edição da “Prosa Pedagógica” acontece neste sábado (17), em formato virtual. A escritora e filósofa Djamila Ribeiro participará de um webinário, às 15h, no canal da Secretaria de Educação no YouTube. O tema do encontro será “Narrativas de Resistência – O Papel da Educação na Construção de Identidades”.
Autora de obras como Pequeno Manual Antirracista e Lugar de Fala, Djamila é uma das principais vozes do feminismo negro no Brasil e seus livros somam mais de um milhão de exemplares vendidos.